Disfunções temporomandibulares-DTM é um termo para descrever condições nos músculos e ossos, caracterizadas pela dor nos músculos da mastigação e na articulação da boca.
As principais reclamações ou queixas dos indivíduos que têm DTM são a dor de cabeça, dor mandibular ou facial, ruído na articulação, zumbidos e deficiência ou limitação de abertura e fechamento bucal, bem como dificuldade para mastigar os alimentos.
A etiologia ou causa do problema é multifatorial, se relacionando com o estresse da vida moderna, tensão emocional, alterações posturais, assim como fatores predisponentes (que podem favorecer o aparecimento das disfunções) como interferências oclusais (problemas no encaixe dos dentes) causando disfunções musculares, hábitos de bruxismo noturno ou diurno (apertar e ranger os dentes), traumatismo, microtrauma persistente, infecção bacteriana e tumores diversos.
Segundo a Academia Americana de Dor orofacial cerca de 40 a 75% da população apresenta algum sinal de DTM, sendo que 33%
apresenta algum sintoma, sendo a mais frequente a dor (5 a 10%), que na maioria das vezes se localiza nos músculos da mastigação e na região pré-auricular (próxima do pavilhão auditivo).
A maior incidência ocorre no gênero feminino, representando cerca de 73% (acometendo quatro vezes mais as mulheres) das ocorrências deste problema, tendo predileção pela faixa etária de 13 a 35 anos de idade.
As DTM acometem muitas pessoas, incapacitando atividades profissionais diversas, bem como impactando na qualidade de vida de muitas pessoas, Podendo se dividir em DTM muscular, mista ou articular, com tratamentos distintos (diferentes).
CLINICA QUALIS DE ODONTOLOGIA EIRELI — CNPJ: 37.331.411/0001-70
Responsável Técnico: Dr. Eduardo Franco